MIELOMA MÚLTIPLO
O mieloma múltiplo é uma neoplasia hematológica que tem origem nos plasmócitos – células presentes na medula óssea responsáveis pela produção de anticorpos envolvidos na defesa do organismo. Uma vez que os plasmócitos sofram alterações genéticas, estas células passam a se proliferar de modo desordenado, produzindo proteínas monoclonais em excesso – estas se acumulam no sangue e urina, podendo ocasionar disfunções em vários órgãos.
É uma doença mais prevalente em idosos (> 65 anos), acometendo mais frequentemente o sexo masculino e pacientes de raça negra.
Alguns pacientes podem ser completamente assintomáticos no início do quadro. Em fases mais avançadas, os sinais e sintomas que podem surgir são:
Muitas vezes, achados em exames laboratoriais como anemia, aumento dos níveis de cálcio no sangue e alterações na eletroforese de proteínas, levantam a suspeita do mieloma múltiplo.
Para o diagnóstico da doença são necessários exames de sangue, exames de urina, exames da medula óssea e exames de imagem para avaliação dos ossos. O médico hematologista é capaz de avaliar cada caso suspeito e indicar a correta realização de exames complementares para confirmação diagnóstica.
O tratamento do mieloma múltiplo pode ser bastante variável de acordo com cada caso, sendo essencial uma avaliação minuciosa por um especialista. Vale ressaltar que os tratamentos disponíveis atualmente não têm o potencial de curar a doença, entretanto, permitem que o paciente tenha saúde e qualidade de vida por longos períodos.
As opções terapêuticas variam desde apenas observação e acompanhamento, nos casos em que não há indicação de tratamento, a esquemas de quimioterapia, quimioterapia seguida de transplante autólogo de medula óssea e radioterapia. Ainda, pesquisas estudando terapia celular no controle do mieloma múltiplo têm se mostrado bastante promissoras.
A Dra. Aliana Ferreira oferece atendimento completo em hematologia, com foco em onco-hematologia e transplante de medula óssea! Agende sua consulta.
Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591