DOENÇAS HEMATOLÓGICAS

O sangue é composto por três tipos celulares principais: os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas, e cada célula do sangue tem um papel específico. Quando há algum desequilíbrio, seja em sua produção ou sua função, estamos frente a uma doença hematológica.

Há inúmeras doenças e desordens hematológicas, e os tratamentos para estas condições são variados, podendo incluir transplante de medula óssea e terapia celular. Entre as doenças tratadas pela dra Aliana Ferreira, temos:

Anemias

Condição em que o corpo apresenta hemoglobina no sangue abaixo do normal, resultado mais frequentemente de carência de nutrientes essenciais ou doenças da medula óssea. As manifestações principais são fraqueza, falta de ar e palidez mucocutânea.

Alterações nos Glóbulos Brancos

As alterações nos glóbulos brancos podem estar ligadas a respostas do corpo a infecções ou medicamentos ou representarem sinal de doença da medula óssea, devendo sempre ser investigadas.

Leucemias Agudas e Crônicas

As leucemias são neoplasias com origem na medula óssea, causadas pela rápida produção de glóbulos brancos anormais. Podem ser agudas, que progridem de forma rápida, requerendo tratamento imediato, ou crônicas, que progridem mais lentamente. Ainda podem ser classificadas como mielóides ou linfóides, a depender do tipo de glóbulo branco alterado.

Linfomas

Tipo de neoplasia maligna com origem nas células do sistema linfático, que passam a se multiplicar e se acumular nos gânglios. Podem ser do tipo Hodgkin ou não-Hodgkin.

Alterações Plaquetárias

Podem acontecer alterações do número das plaquetas, como a plaquetose e a plaquetopenia, ou alterações da função plaquetária. Qualquer destas condições pode resultar em coagulação anormal e risco de sangramento ou trombose.

Tromboses

Caracterizadas pela formação de coágulos sanguíneos, sejam em artérias ou veias, bloqueando o fluxo sanguíneo e com potencial de embolização para outros locais. A presença de trombose deve sempre ser investigada quanto a condições e doenças hematológicas predisponentes.

Trombofilias

Grupo de doenças com tendência à trombose arterial e/ou venosa, resultado de condições hereditárias ou adquiridas que levam a um estado pró-trombótico.

Distúrbios da Coagulação

Ocorrem quando o organismo é incapaz de produzir quantidades suficientes de proteínas, chamadas fatores de coagulação, necessárias para a coagulação do sangue. Hemofilias e doença de von Willebrand fazem parte desde grupo.

Mieloma Múltiplo

Tipo de neoplasia maligna que afeta células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue e podendo afetar os ossos, causando dores e fraturas espontâneas.

Síndrome Mielodisplásica

Grupo de doenças resultantes de uma proliferação anormal das células da medula óssea, causada por defeitos de maturação. Mais comumente se manifestam com anemia, podendo, porém, evoluir para falência da medula óssea ou leucemia aguda.

Doenças Mieloproliferativas Crônicas

Grupo de doenças que apresentam sinais clínicos e laboratoriais resultantes da proliferação descontrolada das células da medula óssea. Fazem parte deste grupo a policitemia vera, trombocitemia essencial, mielofibrose, entre outras.

Distúrbios do Metabolismo do Ferro

Alterações da ferritina como a hiperferritinemia são bastante comuns, podendo estar relacionada à sobrecarga de ferro, cuja principal causa é a hemocromatose hereditária, ou a diversas condições secundárias como doença hepática gordurosa, etilismo e malignidade.

Endereço

Centro de Oncologia - Hospital Sírio Libanês
Unidade Itaim
Rua Joaquim Floriano, 533
São Paulo - SP

Telefones