ONCO-HEMATOLOGIA

A onco-hematologia é uma subespecialidade da hematologia com foco nas neoplasias hematológicas, ou seja, cânceres que afetam o sangue e outros órgãos hematopoiéticos como a medula óssea, o baço e os gânglios.

As neoplasias hematológicas mais comuns são as leucemias agudas, as leucemias crônicas, os linfomas, o mieloma múltiplo e as síndromes mielodisplásicas.

Diferentemente de tumores de órgãos sólidos, os cânceres hematológicos se manifestam de forma distinta, muitas vezes através de sintomas inespecíficos, ou apenas através de alterações em exames laboratoriais, como no hemograma.

Quando suspeitar de uma neoplasia hematológica ?

As leucemias apresentam como sintomas principais: cansaço excessivo, redução da imunidade com infecções de repetição, sangramentos ou manchas roxas pela pele, febre, desconforto abdominal, dor nas articulações e ossos, entre outros. Nem sempre todos os sintomas estão presentes e, em alguns casos, o paciente é assintomático e há apenas alterações em exames de sangue.

Os linfomas em geral se manifestam através do aumento e inchaço de gânglios em regiões próximas ao pescoço, axilas e virilhas, podendo em alguns casos haver febre, coceira na pele, suor noturno e perda de peso não intencional.

O mieloma múltiplo pode se manifestar através de dores ósseas ou fraturas espontâneas, cansaço, alteração na função dos rins observada em exames de sangue, infecções de repetição. Em alguns casos, o diagnóstico é feito após alteração em exames de rotina que incluam eletroforese de proteínas.

As síndromes mielodisplásicas costumam ser suspeitadas após queda nas contagens das células sanguíneas observadas no hemograma.

Como atua o médico onco-hematologista?

Por serem condições relativamente raras e existirem uma série de subtipos de linfomas e leucemias, por exemplo, é importante que os cânceres hematológicos sejam sempre acompanhados e tratados por um especialista na área – um onco-hematologista.

O onco-hematologista irá avaliar o paciente com suspeita de uma neoplasia hematológica, solicitar os exames necessários para a conclusão diagnóstica e propor o tratamento mais adequado para cada situação.

Quais as modalidades de tratamento contra uma neoplasia hematológica ?

As principais modalidades de tratamento para uma neoplasia hematológica são a quimioterapia, a radioterapia, a imunoterapia, as terapias-alvo e o transplante de medula óssea, podendo haver combinações entre elas.

Ainda, a terapia celular com células geneticamente modificadas é uma modalidade recente, promissora em várias condições. Cada modalidade terapêutica atua de uma maneira específica no organismo, com objetivo de erradicar as células doentes.

A Dra. Aliana Ferreira oferece atendimento completo em hematologia, como foco em onco-hematologia e transplante de medula óssea! Agende sua consulta.

Endereço

Centro de Oncologia - Hospital Sírio Libanês
Unidade Itaim
Rua Joaquim Floriano, 533
São Paulo - SP

Telefones