Transplante de medula óssea: como os pacientes podem encontrar o melhor especialista
O transplante de medula óssea (TMO) ou transplante de células tronco hematopoiéticas é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, anemia aplástica grave e mielodisplasias. De uma forma geral, consiste na substituição de células doentes da medula óssea por células saudáveis.
![](https://draalianaferreira.com.br/central-educativa/wp-content/uploads/2023/02/transplante-de-medula-ossea-como-os-pacientes-podem-encontrar-o-melhor-especialista.png)
O transplante pode ser autólogo, quando são utilizadas células tronco hematopoiéticas do próprio paciente, ou alogênico, quando a origem da célula tronco hematopoiética é um doador o mais compatível possível.
Ambos os tipos de TMO são procedimentos complexos, envolvendo uma série de cuidados durante todo o processo do transplante para que seja atingido o resultado esperado. Alguns desses cuidados incluem: a indicação correta do procedimento, o melhor momento para que este seja realizado, a seleção do doador no caso de TMO alogênico, prevenção de complicações infecciosas e imunes e tratamento de complicações relacionadas ao transplante. Ainda, é importante que o paciente tenha acesso a um tratamento humanizado por toda equipe médica e multidisciplinar, sendo protagonista durante todo o processo.
Quando se está frente a uma doença com indicação potencial de transplante de medula óssea, é importante que se busque um profissional especialista na área para que o caso seja minuciosamente avaliado, além de uma estrutura hospitalar adequada com condições de oferecer um suporte adequado em todas as etapas do transplante.
A Dra. Aliana Ferreira oferece atendimento completo em hematologia, com foco em onco-hematologia e transplante de medula óssea.
![](/assets/images/dra_aliana_home_600x600.png)
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591