Quem recebeu transfusão de sangue pode doar sangue?
A pessoa que recebeu transfusão de sangue pode fazer doação, sim. Entretanto, ela precisa esperar o prazo de um ano. Isso porque quem recebeu transfusão de sangue há menos de 12 meses pode estar no período de janela imunológica, em que as doenças nem sempre são detectadas nos exames.

Essas regras de triagem de doadores nos hemocentros brasileiros seguem as determinações do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa a segurança tanto do doador quanto do receptor da transfusão de sangue.
Os requisitos obrigatórios para doar sangue são:
▪️ Ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos); menores de 18 anos podem doar apresentando autorização dos responsáveis;
▪️ Estar em boas condições de saúde;
▪️ Pesar > 50 kg;
▪️ Apresentar documento oficial de identificação com foto;
Homens podem fazer até quatro doações em um ano, com intervalos de dois meses entre elas. Mulheres podem doar até três vezes no mesmo período, com intervalos de três meses.
Existem condições temporárias e definitivas que podem impedir alguém de doar sangue. Entre as principais causas que levam à inaptidão do doador estão: anemia, infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão, malária e alcoolismo.
Uma única doação de sangue, de 450 ml, é suficiente para salvar a vida de até 4 pessoas! Seja um doador.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591