Quando suspeitar de mieloma múltiplo?
O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que se origina na medula óssea. Ele afeta os plasmócitos, tipo de glóbulo branco responsável pela produção de imunoglobulinas, anticorpos que combatem infecções. A doença aparece quando os plasmócitos sofrem mutações e se transformam em células malignas. Estas passam a produzir anticorpos anormais que se acumulam no sangue, chamados de proteínas monoclonais. Estas podem afetar várias partes do organismo, como os rins e os ossos, causando dores e fraturas.

São diagnosticados cerca de 7 mil novos casos de mieloma múltiplo no Brasil por ano. A doença afeta mais frequentemente pessoas acima de 60 anos.
Suspeita-se de mieloma múltiplo através dos sintomas típicos da doença ou através de alterações em exames.
Os sintomas mais frequentes são:
- fraqueza, cansaço e palidez – resultado de uma anemia que acontece frequentemente na doença;
- dor óssea, principalmente na região da bacia e da coluna. Pode ocorrer o surgimento de fraturas que ocorrem de modo espontâneo ou que são provocadas por traumas mínimos;
- infecções de repetição;
- perda de peso não intencional;
Achados em exames laboratoriais como anemia, aumento dos níveis de cálcio no sangue, alteração da função renal e alterações na eletroforese de proteínas podem levantar a suspeita do mieloma múltiplo.
Para o diagnóstico da doença são necessários exames de sangue, exames de urina, exames da medula óssea e exames de imagem para avaliação dos ossos. O médico hematologista é capaz de avaliar cada caso suspeito e indicar a correta realização de exames complementares para confirmação diagnóstica.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591