Quando procurar um hematologista?
O hematologista é o médico especialista que estuda, pesquisa e trata as alterações relacionadas ao sangue, medula óssea, além de distúrbios do sistema linfático e de órgãos como linfonodos e baço – onde as células sanguíneas se desenvolvem.

É comum se chegar ao hematologista sendo encaminhado por um clínico geral ou outro especialista, que geralmente faz o direcionamento após identificar alguma situação incomum no exame de sangue (hemograma) do paciente e/ou quando este apresentar um sintoma que pode estar relacionado a uma doença hematológica.
Sinais que podem indicar que o paciente deve procurar o hematologista:
♦️ Sangramento de mucosas, como gengiva e nariz;
♦️ Aparecimento de manchas roxas pelo corpo;
♦️ Tromboses;
♦️ Cansaço excessivo;
♦️ Infecções de repetição;
♦️ Inchaço de gânglios em regiões próximas ao pescoço, axilas e virilhas.
Esses sintomas podem ter diversas causas, por isso o médico hematologista irá avaliar o caso e quando necessário, solicitar exames complementares a fim de elucidar o diagnóstico.
Exames como hemograma completo, exames de coagulação, dosagem de vitaminas e avaliação do metabolismo do ferro, exames da medula óssea e exames de imagem como ultrassonografia ou tomografia podem ser necessários em determinados casos.
Após um diagnóstico definido, o hematologista irá direcionar o melhor tratamento para cada caso.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591