Quando procurar um hematologista?

O hematologista é o profissional dedicado ao estudo dos elementos que compõem o sangue, como os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Além disso, o hematologista estuda os órgãos hematopoiéticos – medula óssea, gânglios e baço – onde estas células sanguíneas se desenvolvem.
Após avaliação clínica minuciosa de cada caso, o hematologista está apto a solicitar exames complementares específicos que auxiliam no diagnóstico e tratamento das doenças hematológicas.
Doenças hematológicas podem ser sérias e graves. Você sabe quando deve procurar um hematologista?
Siga lendo e entenda quando é a hora de buscar a ajuda desse profissional.
Hematologista: quando devo ir?
A maioria dos pacientes procura o hematologista após serem encaminhados por outros especialistas, quando notado alterações nos exames de sangue, especialmente no hemograma.
Contudo, existem sintomas que podem sugerir alterações no sangue, devendo ser prontamente avaliados por um hematologista:
- Cansaço excessivo;
- Aparecimento de manchas roxas pelo corpo;
- Infecções de repetição;
- Aumento e inchaço de gânglios em regiões próximas ao pescoço, axilas e virilhas;
- Sangramento em mucosas como gengiva e nariz;
O hematologista realizará uma análise clínica completa do paciente, através de anamnese e exame físico. De acordo com a necessidade, exames complementares poderão ser necessários:
- Hemograma;
- Dosagem de vitaminas e perfil completo do ferro;
- Coagulograma;
- Eletroforese de proteínas e dosagem de imunoglobulinas;
- Mielograma e biópsia da medula óssea;
- Tomografias ou PET-Scan;
- Biópsia de linfonodos;
Procure um hematologista
É importante ressaltar a importância de um diagnóstico preciso e precoce, visto que muitas doenças hematológicas têm um comportamento agressivo e evolução rápida.
Busque por um profissional capacitado e com boas referências no assunto.
Entre em contato com nossa equipe e agende sua consulta para tirar todas as suas dúvidas.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591