Novas modalidades de tratamento para cânceres hematológicos

Além da quimioterapia e radioterapia, terapias já bastante consolidadas para neoplasias ou cânceres hematológicos, outras modalidades de tratamento vem sendo desenvolvidas nos últimos anos e muitas já estão disponíveis na prática clínica. Podemos citar: a imunoterapia, as terapias-alvo, e a terapia celular.

Imunoterapia: tipo de tratamento biológico que tem o objetivo de potencializar o sistema imunológico de maneira a que este possa combater as células cancerígenas. 

Terapias-alvo: consistem em drogas que atacam especificamente as células cancerígenas, provocando pouco dano às células normais. As terapias-alvo visam os genes, proteínas ou o ambiente tecidual específico do tumor que está sendo tratado. 

Terapia celular com células CAR-T: as células T do paciente, que funcionam como “soldados” do sistema imunológico, são extraídas do sangue, modificadas geneticamente em laboratório para reconhecer o câncer e, depois são devolvidas à corrente sanguínea. Em resumo: as próprias células do paciente são reprogramadas para reconhecer e combater o tumor.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.

Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591

Endereço

Centro de Oncologia - Hospital Sírio Libanês
Unidade Itaim
Rua Joaquim Floriano, 533
São Paulo - SP

Telefones