Linfoma pode causar dor?
O linfoma é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, uma rede de vasos e gânglios linfáticos, que contém células chamadas linfócitos. A doença surge quando um linfócito adquire alterações genéticas, tornando-se uma célula maligna, capaz de multiplicar-se descontroladamente pelo organismo.

A principal manifestação dos linfomas é o aumento de gânglios em regiões como pescoço, axilas e/ou virilhas. Na maior parte dos casos, o aumento de gânglios não causa dor. Quando os gânglios aumentam muito, podem comprimir estruturas próximas como faringe e brônquios, e isso causar dor.
Em um subtipo específico de linfoma chamado Linfoma de Hodgkin, eventualmente os pacientes podem se queixar de dor ou aumento de sensibilidade nos gânglios acometidos após ingestão de bebida alcoólica.
Ainda, linfomas podem infiltrar ossos e o paciente apresentar dor no osso acometido e para andar ou se movimentar. Casos de linfoma que acometem o sistema nervoso central podem apresentar-se com dores de cabeça.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591