Leucemias são todas iguais?

A leucemia é uma doença maligna que afeta os glóbulos brancos. Ela se desenvolve na medula óssea, nossa “fábrica” de células do sangue. Na leucemia, células imaturas sofrem uma ou mais alterações genéticas que as transformam em células malignas. Estas se proliferam de forma desordenada, substituindo as células saudáveis da medula óssea e comprometendo a função desta.

Há mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro subtipos principais são a leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e a leucemia linfocítica crônica (CLL).

É sempre importante definir o subtipo específico de leucemia que o paciente apresenta – o comportamento clínico, gravidade, tratamento e prognóstico de cada subtipo é bastante variável. 

Em relação às leucemias agudas, a leucemia linfoide aguda afeta majoritariamente crianças e em muitos casos pode ser tratada apenas com quimioterapia, sem a necessidade de um transplante de medula óssea. Já a leucemia mieloide aguda é mais comum em pessoas idosas e mais frequentemente requer um transplante de medula óssea além de quimioterapia.

Em relação à leucemias crônicas, a evolução costuma ser lenta e indolente. A leucemia linfoide crônica pode acometer pessoas de todas as idades e geralmente não precisa de nenhum tipo de tratamento, apenas acompanhamento médico. Já a leucemia mieloide crônica exige tratamento medicamentoso à base de inibidores da tirosina quinase, fármacos não quimioterápicos.

A causa da maioria dos tipos de leucemia é desconhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. A exposição à radiação, a certos tipos de quimioterapia ou a certas substâncias químicas (como benzeno, alguns pesticidas e substâncias químicas presentes na fumaça de tabaco) aumenta o risco de se desenvolver algumas formas da doença.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.

Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591

Endereço

Centro de Oncologia - Hospital Sírio Libanês
Unidade Itaim
Rua Joaquim Floriano, 533
São Paulo - SP

Telefones