Leucemia: fatores de risco
A leucemia é um tipo de câncer com origem na medula óssea, onde são produzidas as células do sangue. As células leucêmicas atingem a corrente sanguínea e podem infiltrar gânglios linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos.

Há 4 tipos principais de leucemia – a leucemia linfoide aguda (LLA), a leucemia mieloide aguda (LMA), a leucemia linfocítica crônica (LLC) e a leucemia mieloide crônica (LMC).
Na maior parte dos casos de leucemia, ainda não está claro o que causa as alterações genéticas nas células tronco hematopoiéticas. Há, no entanto, alguns fatores de risco conhecidos, que podem estar associados a alguns casos de leucemia, principalmente agudas:
- exposição prévia à radiação e produtos químicos como solventes, agrotóxicos e benzeno;
- história de quimioterapia prévia;
- doenças hematológicas como síndrome mielodisplásica, policitemia vera, mielofibrose, entre outras;
- síndromes genéticas como por exemplo Síndrome de Down.
No caso da LLC, poucos fatores têm sido associados a um aumento no risco de desenvolvimento da doença. Idade avançada e história familiar parecem estar relacionados; a exposição a produtos químicos ainda é algo controverso. Em LMC, idade avançada e exposição à radiação parecem aumentar o risco de desenvolver a doença.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591