Hematologista trata quais condições?
Hematologia é a área da medicina que estuda as doenças relacionadas ao sangue e aos órgãos hematopoiéticos – medula óssea, os linfonodos ou gânglios linfáticos e o baço. Todas as patologias relacionadas ao sangue são tratadas pelo médico hematologista.
Há as condições mais conhecidas, como as anemias, os linfomas e as leucemias. Outras são menos familiares, como a trombofilia, uma predisposição para a formação de coágulos sanguíneos, ou o mieloma múltiplo, um subtipo menos comum de câncer hematológico.

Os cânceres do sangue, como as leucemias e os linfomas, são tratados pelo hematologista. Esse especialista indica o melhor tratamento para cada caso (geralmente quimioterapia, imunoterapia e ou radioterapia) e realiza o transplante de medula óssea quando indicado. Tratamentos com transfusão de sangue ou sangrias também são prescritos e acompanhados pelo hematologista, assim como a prescrição e acompanhamento do uso de anticoagulantes no caso de trombose.
É necessário realizar uma consulta com esse profissional sempre que houver suspeita de uma doença hematológica, seja através de alterações nos exames de sangue ou sintomas sugestivos. Durante a consulta, o médico hematologista realiza uma avaliação clínica completa e solicita uma série de exames específicos para o diagnóstico correto de cada caso.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591