Como é realizada a investigação e tratamento das anemias?

Anemia indica qualquer condição em que há uma redução do número de glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, uma proteína que lhes permite transportar oxigênio dos pulmões para todas as partes do corpo. Quando o número de glóbulos vermelhos e/ou o nível de hemoglobina está reduzido, o sangue não consegue transportar uma quantidade adequada de oxigênio aos órgãos e tecidos do organismo.

Quando nos deparamos com uma redução de glóbulos vermelhos em um hemograma – ou uma anemia – devemos sempre prosseguir a investigação para identificar a causa exata do problema e assim definir qual a melhor estratégia terapêutica para cada caso. 

Quer saber como é realizada a investigação e tratamento das anemias?

Continue lendo e fique por dentro do assunto.

Investigação das anemias:

Em geral, a investigação de uma anemia se inicia quando o indivíduo apresenta algum sinal/sintomas característico, como palidez, fadiga e cansaço excessivos, baixa tolerância aos esforços, tontura, e etc. Nestes casos, o primeiro exame a ser solicitado para confirmar se de fato há uma anemia é o hemograma completo. 

Outros pacientes chegam ao hematologista já com um hemograma alterado evidenciando anemia, com ou sem sintomas associados. Lembrando que muitas vezes os sintomas são inespecíficos e, em casos de anemia leve, pode não haver sintomas. 

O ideal é que a investigação seja realizada por um médico especialista – um hematologista.

Além da identificação da anemia, o hemograma pode nos dar indícios quanto à causa do problema, através da análise de características como forma e tamanho dos glóbulos vermelhos. O hematologista é capaz de definir, por exemplo, se é o caso de uma anemia normocítica, microcítica ou macrocítica (de acordo com o tamanho dos glóbulos vermelhos), e se é o caso de uma anemia hipocrômica ou hipercrômica (de acordo com a concentração de hemoglobina).

Exames complementares iniciais que costumam ser solicitados na maioria dos casos de anemia:

  • Número de reticulócitos;
  • Dosagem de vitaminas;
  • Perfil de ferro completo;
  • Eletroforese de proteínas;
  • Provas de hemólise; 

Na suspeita de anemias hereditárias, uma eletroforese de hemoglobina é solicitada. Quando se suspeita que a anemia é secundária a doenças sistêmicas, exames gerais incluindo função hepática, função renal e função tireoidiana são importantes.

Quando se suspeita de uma doença da medula óssea causando a anemia, é imprescindível realizar exames específicos como mielograma e biópsia de medula óssea.

Tratamento das anemias:

O tratamento da anemia é determinado diretamente pela condição que a está causando. Ainda, a gravidade da anemia e velocidade de instalação da mesma são importantes para definir a melhor estratégia em cada caso.

Eventualmente, em casos de anemia grave, pode ser necessário transfusão de glóbulos vermelhos até que a causa seja identificada e devidamente tratada.

Nos casos de anemias carenciais, é necessário aumentar a ingesta ou repor ferro, vitamina B12 e/ou ácido fólico. Nos casos de doenças da medula óssea, pode ser necessário quimioterapia e transplante de medula óssea. Em casos de anemias hemolíticas auto-imunes, uso de corticóides e/ou imunossupressores está indicado. 

Portanto, o correto diagnóstico da causa da anemia é essencial a fim de aumentar as chances de sucesso do tratamento adotado.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.

Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591

Endereço

Centro de Oncologia - Hospital Sírio Libanês
Unidade Itaim
Rua Joaquim Floriano, 533
São Paulo - SP

Telefones