Bem-vindo à central educativa da Dra. Aliana Ferreira

O sangue, um tecido líquido constituído por vários tipos celulares envoltos no plasma, é essencial à vida. Ele é renovável, e, possui como principais funções: transportar oxigênio para os tecidos e órgãos do corpo, transportar células e anticorpos para defesa contra agentes agressores, e evitar sangramentos, por meio da coagulação. 

Como outros órgãos do corpo humano, o sangue também pode ser acometido por doenças. A hematologia é a especialidade médica que estuda e trata doenças do sangue e de órgãos hematopoiéticos (medula óssea, gânglios e baço), onde se desenvolvem as células do sangue. 

central educativa da Dra. Aliana Ferreira

O médico hematologista é o profissional apto para avaliar alterações no número e na funcionalidade dos componentes sanguíneos, sendo capacitado para todo o tipo de avaliação e exames necessários para alcançar um diagnóstico preciso, e assim, propor tratamentos com o objetivo final de auxiliar na recuperação da saúde e qualidade de vida do paciente.

Entre as principais doenças  que podem ser diagnosticadas e tratadas pelo hematologista estão as anemias, leucemias, trombofilias, os linfomas, entre outras.

Mas, como suspeitar que eu possa estar com algum problema no sangue?

É comum que outros médicos suspeitem de que alguma desordem hematológica possa estar acontecendo através de alterações em exames laboratoriais, muitas vezes realizados de rotina. Frente a alterações no hemograma, coagulograma, perfil de ferro e outros exames laboratoriais, e também em exames de imagem, os pacientes são encaminhados para um hematologista para melhor avaliação e elucidação diagnóstica.

No entanto, alguns sinais e sintomas devem chamar a atenção para doenças hematológicas de um modo geral:

– cansaço excessivo

– aparecimento de manchas roxas pelo corpo

– infecções de repetição 

– aumento e inchaço de gânglios em regiões próximas ao pescoço, axilas e virilhas

– sangramento em mucosas como gengiva e nariz

Caso algum destes sintomas esteja presente, deve-se procurar um médico hematologista. Após uma avaliação clínica detalhada, e exames complementares, o hematologista terá condições de definir se há alguma alteração ou desordem hematológica e propor o melhor tratamento para cada caso. 

Meu nome é Aliana Ferreira, sou médica hematologista.

Aqui na central educativa trago informações, novidades e assuntos gerais sobre a hematologia!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.

Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591

Endereço

Centro de Oncologia - Hospital Sírio Libanês
Unidade Itaim
Rua Joaquim Floriano, 533
São Paulo - SP

Telefones