Linfoma é câncer?

O linfoma é um tipo de câncer hematológico que se origina no sistema linfático, uma rede de vasos e gânglios linfáticos, contendo células chamadas linfócitos – responsáveis pela imunidade. A doença surge quando um linfócito adquire alterações genéticas, tornando-se uma célula maligna, capaz de multiplicar-se descontroladamente pelo organismo.

O diagnóstico precoce e tratamento adequado dos linfomas devem sempre ser buscados, uma vez que as chances de cura e/ou controle são reais.

Há diversos tipos de linfoma, com comportamento e grau de agressividade distintos. Os linfomas podem ser divididos em 2 grandes grupos: Linfoma de Hodgkin e Linfoma não-Hodgkin.

Linfoma de Hodgkin: pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum entre adolescentes/adultos jovens (de 15 a 29 anos) e idosos. Há 2 subgrupos de Linfoma de Hodgkin:  clássico, que se subdivide em quatro subtipos (esclerose nodular, celularidade mista, depleção linfocitária e rico em linfócitos) e linfoma de Hodgkin predomínio linfocitário nodular; 

Linfoma não Hodgkin: representa um grupo heterogêneo, com inúmeros subtipos de linfoma, cada qual com comportamento clínico, prognóstico e tratamento distinto. São mais comuns que os linfomas de Hodgkin e acometem os idosos.  

Os principais sintomas dos linfomas são o aumento dos gânglios no pescoço, nas axilas ou na virilha. Algumas pessoas podem apresentar fadiga, infecções frequentes, suor noturno, febre, coceira na pele e perda de peso superior a 10% sem motivo aparente.

A partir da suspeita diagnóstica de um linfoma, o médico hematologista solicitará exames complementares para confirmar o diagnóstico e propor o tratamento mais adequado para cada caso.

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.

Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591

Endereço

Centro de Oncologia - Hospital Sírio Libanês
Unidade Itaim
Rua Joaquim Floriano, 533
São Paulo - SP

Telefones