Anemia por deficiência de vitamina B12 e ácido fólico
A vitamina B12 e o ácido fólico (folato) são dois nutrientes utilizados pelo organismo para a formação e maturação dos glóbulos vermelhos. A deficiência em um desses componentes pode acarretar uma redução crônica destas células, com consequente anemia. A anemia causada pela deficiência de ácido fólico e/ou vitamina B12 classicamente é chamada de anemia megaloblástica.

Deficiência de ácido fólico
As principais causas são consumo inadequado (em pacientes desnutridos ou que ingerem muito álcool), absorção comprometida (por síndromes de má-absorção como doença celíaca ou medicamentos) e aumento da demanda (gravidez e amamentação).
Em casos de deficiência de ácido fólico, reposição com suplementos orais costumam ser suficientes para resolver a anemia.
Deficiência de vitamina B12
A principal causa é a absorção inadequada da vitamina B12, seja por doenças do estômago (Ex: gastrite atrófica), doenças do intestino delgado (crescimento excessivo de bactérias, doença inflamatória intestinal), cirurgia bariátrica e etc. Pacientes veganos sem ingestão de qualquer alimento de origem animal também podem cursar com deficiência de vitamina B12.
Além de anemia, a deficiência de vitamina B12 também pode ocasionar alterações neurológicas potencialmente graves.
A reposição da vitamina B12 deve ser realizada preferencialmente via intramuscular.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dra. Aliana Ferreira Especialista em onco-hematologia e transplante de medula óssea.Médica formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Onco-hematologia e Transplante de medula óssea pelo Hospital Sírio Libanês.
CRM-SP nº 158591